O tema da semana - "A carroça à frente dos bois"

on 24 janeiro 2008

Para começar as postagens, elegi o tema quente da semana: O ENCERRAMENTO DAS URGÊNCIAS.
Começo então por dizer que a reforma do nosso sistema de saúde, e não apenas das urgências, era primordial, e continua a sê-lo, uma vez que ainda muito pouco foi feito.
Concordo que haviam muitos serviços de urgência que não ofereciam condições dignas e que o melhor seria o seu encerramento.
Concordo também que a relação o "bolo" orçamental para a saúde e a qualidade que esta oferece é bastante baixa. É preciso fazer um melhor aproveitamento dos recursos, para que não vejamos o nosso dinheiro desperdiçado, e é claro que a organização dos serviços iria levar ao encerramnento de alguns serviços de urgência, dotando os existentes de melhores condições técnicas, infraestruturais e com mais recursos humanos. Não podemos ter um serviço de urgência a cada 1 ou 2 quilómetros.
Até aqui concordo em tudo com o Governo.
Mas, acontece que, em Portugal, devido à falta de capacidade de resposta dos Centros de Saúde, a população vê nas urgências a UNICA forma de poder ser atendida por um médico.
É sub-humana a forma como as coisas funcionam nos Centros de Saúde. Desde logo pela enorme dificuldade em se marcar uma consulta. Às vezes é preciso esperar meses... Depois, às horas que é preciso ir para a porta dos Centros, para arranjar vez. Se imaginarmos uma localidade do interior de Portugal, às 4 ou 5 da manhã, certamente não será muito agradável...
Pois então o que poderia/deveria ter feito o Sr. Ministro? Antes de encerrar as urgências que já encerrou, deveria ter providenciado para que as pessoas tivessem alternativas viáveis e credíveis para, em caso de necessidade, terem o acesso à saúde assegurado. Primeiro, colocar os Centros de Saúde a funcionar condignamente, retirando desde logo uma quantidade considerável de pessoas das urgências hospitalares e depois dotar os locais mais distantes de ambulâncias e pessoal especializado, durante 24 horas por dia, para que em caso de necessidade o seu transporte fosse rápido e eficaz, e, sendo necessário dar logo ali cuidados primários. A carroça foi colocada à frente dos bois.
Pena é que se esteja a usar a morte da criança em Anadia para o combate político, quer por parte do Governo, que por parte da oposição. Ao menos lembrem-se da família que sempre que vê na tv falar-se do assunto, agudiza o sofrimento...

0 comentários: