O não ao Tratado de Lisboa

on 14 junho 2008

A Irlanda não aprovou a ratificação do Tratado de Lisboa, razão pela qual o dito tratado deverá fidar sem efeito, pelo menos nos termos actuais.
Mais importante que o não, foi constatar-se que os Irlandeses estão a marimbar-se para a Europa, pelo menos assim o diz a abstenção, assim como os franceses estiveram aquando do referendo do Tratado Europeu, ou como estão os portugueses quando se tratam de eleições para cargos europeus. As abstenções são altíssimas, e esse dado tem que ser interpretado. Das duas uma: ou os europeus estão pouco importados com a União Europeia, ou então estão mal informados sobre a questão comunitária. Quer-me parecer que é um pouco de ambos...
Mas o que me irrita é os governos quererem impôr à maioria dos cidadãos europeus um tratado que eles não desejam, pela via parlamentar. Porquê? Que interesses escondem? O qué que questá por detrás desta ânsia de fazer aprovar este Tratado? Será que algum dos nossos políticos teve a preopcupação de explicar ao povo os prós e contras deste Tratado? em que se baseia? o que vai mudar?
Creio que mais de 90% da população portuguesa não sabe o que se trata o Tratado de Lisboa.
Apenas sabe que foi assinado em Lisboa e que houve um senhor que deixou escapar um "porreiro, pá".

0 comentários: