A sucessão a Menezes

on 09 maio 2008

Vou falar, muito sucintamente, da sucessão na liderança do PSD, e apenas me vou referir aos candidatos com mais probabilidades de vencer: Manuela Ferreira Leite, Passos Coelho e Santana Lopes.
Antes de mais, os militantes do PSD (nos quais não me incluo) deverão ter presente que, sendo supostamente a ideologia a mesma e divergindo apenas em questões de pormenor (e sabemos que não é assim), o partido deverá eleger aquele que perfile melhor para o combate com Sócrates (ou com o PS) nas legislativas de 2009. Este factor é importantíssimo.
No que diz respeito a Ferreira Leite, como diz o Camilo, é o Sócrates de saias, ou seja, partilha dos mesmos ideais e concorda com a generalidade das políticas governamentais, defendendo até, em alguns casos uma maior austeridade. Logo a alternativa, no caso desta escolha, não existiria.
Pedro Santana Lopes já lá esteve e não augura nada de muito bom, embora lhe tenham feito a caminha bem feita. É um "político romântico" mas a conjuntura não dá para grandes romantismos.
Sobra Passos Coelho. A sua grande experiência política foi a liderança da JSD. É o que tem menos chances de vencer, mas parece-me o mais equilibrado. Se eu fosse militante do PSD votaria nele.

0 comentários: